terça-feira, 26 de outubro de 2010

Altos Papos

Virgindade: qual é o meu momento certo?

Bom, se você se interessou em ler este artigo antes de sair por aí empinando o nariz e se dizendo preparada (o) já é um sinal de que você está no caminho certo para se sentir madura (o).
No entanto, estar no caminho certo não quer dizer que você já chegou onde deve, concorda?
Por isso é que antes de chegar às vias de fato deve-se ter em mente que há várias coisas importantes à serem analisadas e eu, aqui, vou colocar algumas das mais importantes para que você faça uma espécie de “check list” antes de chegar aos finalmente.

O quanto é importante ser virgem, para você?
Sim. Primeiro de tudo é saber qual a importância de ser virgem para você? No que isto implica? Quais os seus conceitos em torno da virgindade?

· Se você tem alguma religião, procure entender os conceitos dela diante da virgindade, os quês e por quês. Mesmo que você opte por não seguí-los é legal conhecê-los para, caso se faça necessário, você poder argumentar seus próprios quês e por quês de ter decidido não seguir.

· Se seus pais acham cedo, ouça os motivos deles. Talvez eles tenham razão ou, talvez, eles apenas estejam equivocados diante de sua condição de maturidade, mas só poderão mudar de idéia se VOCÊ os convencer de que estão errados. SEM BRIGAS, POR FAVOR! RS...

· Já consultou um médico especialista? Se você for uma garota, é importante que você consulte um ginecologista e peça para ele um método contraceptivo adequado ANTES DE INICIAR A VIDA SEXUAL. Se você for um rapaz, é sua obrigação convencer e acompanhar a garota nesta consulta e, se for dos mais cabeça e legais, vai querer visitar um urologista antes, também!

· Camisinha: já sabe pôr? Não vale só na teoria, tem que treinar! Para os rapazes é mais fácil, já que podem treinar neles mesmo. Já, as meninas, tem que treinar na banana ou algo do gênero, mas tem que saber pôr pra não ter que contar com a sorte do garoto saber, na hora H. Caso queiram dicas de como pôr visite esta postagem do
Manual das Encalhadas > Aprenda a pôr camisinha

· O parceiro ou parceira que você escolheu para sua primeira vez é de confiança?
Não precisa necessariamente ser namorado e nem muito menos viver aquela falsa impressão de antigamente do Príncipe Encantado, de que tem que ser aquele cara com quem você vai se casar e, no caso dos garotos, a mulher dos sonhos. Mas tem que haver uma certa cumplicidade, confiança para que a coisa flua legal e seja boa para ambos. A primeira vez, só por ser a primeira e não haver experiência anterior já é complicada psicologicamente falando e ainda tem certas, digamos, situações físicas que merecem um carinho e um cuidado especial, principalmente para as meninas, por isso um Zé qualquer da esquina pode não ser uma boa opção.

Avaliadas estas questões, que tal parar para pensar no que realmente é perder a virgindade?
Perder a virgindade não se trata meramente do rompimento de hímen ou da primeira vez que você tem intimidade com alguém. Trata-se, mais do que tudo isso e do que qualquer coisa, de uma nova responsabilidade em sua vida: a de zelar por uma vida sexualmente ativa.
Portanto, é nisto que se deve centrar a mente quando se for pensar em finalmente perder a virgindade: será que estou apta (o) a manter uma vida sexualmente ativa com responsabilidade?
E parar para pensar em eventualidades que são perfeitamente possíveis a partir de nossa primeira vez, aliás:

1. Como contar para meus pais que sou capaz de decidir isto por mim e zelar para que nada dê errado?
2. Caso eu não conte e eles descubram, o que devo fazer? Como vou agir?
3. Em caso de alguma DST a quem vou recorrer? Como vou agir?
4. E em caso de um gravidez inesperada, o que deverei fazer? Como vou agir? Com quem poderei contar?
Estas são apenas ALGUMAS das questões que se deve fazer antes de tomar a decisão de iniciar uma vida sexual.

Talvez, por conta de alguma destas questões é que tantos e tantos pais sejam contrários a jovens terem uma vida sexualmente ativa, o que não se pode recriminar, convenhamos.
Mas esta é uma conversa para outra matéria em um outro dia...
Por hoje, fico por aqui e espero que tenham gostado.
Comentem, perguntem, digam o que acharam! E não se esqueçam de sugerir outros temas para as próximas postagens.


Quem assina esta matéria é Thatiana Nunes, também conhecida como Dra. Do Amor.


Contatos:
Sigam-me no Twitter:
www.twitter.com/dra_do_amor
Visitem meu blog:
http://www.manualdasencalhadas.com.br/
Facebook:
www.facebook.com/adoutoradoamor
E-mail: Dra_do_amor@r7.com

2 comentários:

  1. ah, amei a matéria *-* quando sai a próxima respondendo as 4 perguntas aí? beijos, e parabéns! *-*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Tata! Boa idéia.. Eu havia deixado as respostas desta matéria para cada um responder por si, mas vou fazer uma matéria com as respostas por alternativa! Fique ligada na coluna #ALTOSPAPOS e no www.ManualdasEncalhadas.com.br Beijooooooos

    ResponderExcluir